Dançando Mitos e Lendas

CONCEITO 

Esta temática de workshops de Dança visa, tal como o nome indica, adquirir uma maior conexão e conhecimento de nós próprias, na redescoberta de quem somos e na tomada de consciência do caminho da nossa alma, única e singular!

Em cada workshop, os participantes serão convidados a percorrer uma viagem, usando como veiculo o movimento e a dança, entre outras. Estas jornadas ajudarão a aceder a níveis mais profundos de consciência, explorando várias temáticas ligadas a padrões emocionais e comportamentais gravados no inconsciente coletivo e que são, na sua maioria, espelho dos nossos próprios padrões e comportamentos. Serão também utilizadas outras ferramentas para além do movimento e da dança, nomeadamente meditações guiadas, exercícios de yoga com respiração, alongamentos posturais, desenho, entre outras.

Através deste processo de análise de arquétipos, mitos,  lendas, feridas emocionais e da integração destas energias no nosso corpo físico, mental e emocional através da intencionalidade do movimento, seremos capazes de vivenciar de forma real e concreta estas energias, tomando consciência, estabelecendo ligações, compreendendo os nossos padrões, assumindo a nossa responsabilidade em tudo o que a vida nos trás, como meio de nos permitir dar passos concretos no caminho da evolução, que em última estância nos conduzirá à descoberta de quem somos, o que fazemos aqui e para onde vamos!

O movimento coreográfico é estruturado consoante a temática do workshop e tem por base múltiplos estilos de dança, do contemporâneo, às danças folclóricas e sociais de várias tradições, sendo a tónica colocada na intenção e expressão do movimento e não na técnica. Assim, através do movimento e da dança desenvolveremos a assertividade, o estabelecer de limites, o dizer que não, a conexão, a empatia, a atenção plena, a ligação com a nossa criança interior, o reconhecimento das várias partes de nós, a capacidade de nos vermos refletidos nos outros, entre muitos outros elementos.

Estes workshops são destinados a pessoas comuns, sem experiência de dança anterior, mas que procurem uma forma dinâmica de trabalhar o seu desenvolvimento pessoal através do corpo, da dança e da musica.

ESTRUTURA DE WORKSHOPS

Workshops de 1 h 30 a 2h30 – Estes workshops focam apenas 1 temática ou arquétipo e a sua estrutura depende da duração do mesmo. O programa completo de 2h30 inicia com um momento de breathing & stretch para preparar o corpo e a mente para o programa que se segue. De seguida é introduzido o tema do mito ou arquétipo no qual é explicado o simbolismo e a ligação com o trabalho prático de dança e movimento que se segue. O programa termina com uma meditação, que faz a integração de todo o trabalho desenvolvido e uma pequena tertúlia que permite a verbalização e ajuda a tornar todo o processo mais consciente.

As temáticas desenvolvidas são : O mito de Perséfone e o percurso da alma humana; Demeter e o resgate da criança interior; Artemis e a força do Instinto, do foco e dos limites ; Dançando o amor em atenção plena com Afrodite; Unindo a energia do Céu e da Terra; Vivenciar o poder interior através da assertividade e da vulnerabilidade.

Número de participantes: mínimo 8 | máximo 20
Faixa etária: a partir dos 18 anos
Facilitadora: Bibi Fernandes

Proximas datas: Clique para visualizar

+ info: Bibi Fernandes | contacto 913023321 | macroliving@gmail.com

Evento de 1 dia – Este workshop de 6 horas intervaladas com almoço, permite trabalhar várias temáticas e seguir um fio condutor que caminha das energias mais terrenas, aliadas à matéria, às mais subtis que vão ao encontro da alma. Fazem parte deste programa exercícios de yoga com uso de respiração, explicação do significado dos Arquétipos, mitos e lendas, a vivencia destas energias em coreografias guiadas de movimento e dança onde são utilizadas várias linguagens de dança, meditações para fazer a integração do trabalho desenvolvido e vários momentos de tertúlia onde falaremos aberta e livremente sobre o significado destas vivências e o que espelham das nossas vidas.

Número de participantes: mínimo 8 | máximo 20
Faixa etária: a partir dos 18 anos
Facilitadora: Bibi Fernandes

GOSTARIA DE REALIZAR ESTES WORKSHOPS NO SEU ESPAÇO OU EVENTO?  Caso deseje realizar estes workshops  no seu espaço ou evento, deverá enviar mail para macroliving@gmail.com e solicitar orçamento. Deve enviar os seguintes dados sobre o seu evento: tipo de evento, local, data, duração pretendida, logística técnica.

Sobre Bibi Fernandes – É licenciada em Dança pela Escola Superior de dança de Lisboa. Fundou a EDSAE – Escola de Dança e Teatro Musical, escola de formação profissional certificada na área das artes do espectáculo, da qual foi diretora artistica e coordenadora pedagógica durante mais de 24 anos. Nestes mais de 20 anos dedicados  à dança, foi pioneira no ensino da Salsa em Portugal, tendo formado mais de 150 professores desta modalidade a nível nacional e participou como bailarina, coreografia, produtora e professora de dança em múltiplos congresso mundiais e festivais internacionais.
É fundadora e mentora do projeto Macroliving que inaugura em Dezembro de 2017 onde ministra cursos, palestras e consultas de desenvolvimento pessoal e alimentação consciente.
Fazem parte da sua formação na área da macrobiótica o curso de 3 anos de Macrobiótica, saúde e auto-transformação no IMP – Instituto macrobiótico de Portugal, que concluiu em Junho de 2017, onde teve formação com Francisco Varatojo, Bill tara, Denny Waxman, Geninha Horta Varatojo, Lourenço de Azevedo, Marco Fonseca, entre outros. Realizou também  no IMP os 4 níveis dos cursos breves de Cozinha Macrobiótica, tendo participado em inúmeros workshops e palestras sobre alimentação macrobiótica e desenvolvimento pessoal oferecidos por esta instituição.
Em 2017 realizou o 1º nível do curso de Experiência Somática ministrado por Liana Neto e é presentemente colaboradora de Antonella Vighati, no seu Curso de “Saúde integral da Mulher” onde ministra a parte de movimento e dança através de Arquétipos da mitologia Grega. Faz também parte da sua formação o curso de competências pedagógicas.